segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CAVALOS DO NOSSO PAGO



Vejamos alguns tipos de cavalos, comuns em nosso pago:

CAVALO GAVIÃO – É o cavalo arrisco ou aragano. Toma a ponta da manada, não se deixa pegar. É o cavalo matreiro e refugador de porteiras, mangueiras ou mata-burros.

CAVALO FOGOSO – Cavalo de explosão. Salta longe. Pede freio. A melhor forma de amansá-lo é colocá-lo na lida contínua e demorada. Bom serviço para perder o costume é acompanhar uma carreta, cuja monotonia da estrada faz perder a pressa.

CAVALO MARCHADOR – Cavalo que anda em forma de marcha. São movimentos das patas dianteira e da trazeira, do mesmo lado, ao mesmo tempo. Andar em forma de bailado, conduzindo o cavaleiro de forma baralhada. Dá a impressão, com sua ginga de corpo, de querer arrastar-se para caminhar.

CAVALO TAFONEIRO – Cavalo que só atende para um lado. Próprio para puxar moinhos em círculos, engenhos de cana, etc.

CAVALO NEGADOR – É o cavalo que dá negadas. Atira-se para o lado, quando o peão alça a perna para monta-lo. Cavalo que a qualquer movimento dá uma brusca queda no andar, atirando o cavaleiro para outro lado. Cavalo que adquire defeitos depois de velho, geralmente refugando os elevados pesos carregados ou cargas barulhentas.

CAVALO APORREADO – Cavalo com doma incompleta, por sua rebeldia. Cavalo carboteiro, solto ao campo por chucro e de doma impraticável. Potro respeitado pelos domadores, na condição indomável. É usado somente para concursos de ginetes, nos rodeios e festas campeiras.

CAVALO PASSARINHEIRO – Cavalo assustado e sestroso. Pingo que passeia na passarela, de um lado a outro da estrada.

CAVALO PACHOLA – Cavalo fogoso, garboso, disposto e que anda pedindo freio. Pingo de passear nos domingos. Próprio para desfiles nas passarelas. Cavalo faceiro, que desfila empinando-se.

CAVALO DOCE DE BOCA – Cavalo que o domador castigou demais o bocal. Quebrou demais os queixos. Muito sensível de boca, nem bem sente o frio, já atende. Cavalo sem confiança, pisa num lugar só e se desgoverna. Chamado, ainda, de cavalo quebrado de boca.

CAVALO RUFIÃO – Cavalo mal castrado. Porta-se como um garanhão, porém não tem poder de fecundação. Torna-se cavalo de mau engorde.

CAVALO CABANO – Cavalo que tem duas orelhas caídas, em forma de chapéu velho. Cavalo dito mocho e que tem fama de carboteiro.

CAVALO REIÚNO – Cavalo que anda de mão em mão. Cavalo sem marca. Que pertence á tropilha do Exército Nacional.



( Salvador Ferrando Lamberrty – ABC do Tradicionalismo Gaúcho. 146p. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário