Indumentária Gaúcha

Uso Correto da Pilcha

Como é bonito chegar no “fandango” e se deparar com peões e prendas devidamente trajados (pilchados)!

Entretanto, é cada vez mais comum o uso indevido ou incorreto da pilcha. Embalados pelo “tchê music” peões e prendas, se é que assim podem ser chamados, aderem a práticas estranhas a tradição gaúcha. Como exemplo disso está o uso do lenço por dentro da gola da camisa, camisas com estampas chamativas, uso de chapéu em locais cobertos (salão de baile) etc.

Enfim, seja por desconhecimento ou por desrespeito aos modos da vestimenta tradicionalista, é importante ressaltar que o “estilo” conservador e moderado deve ser preservado e seguido a risca por todos os adeptos ou simpatizantes da tradição gaúcha.

A seguir, serão apresentadas algumas dicas sobre a indumentária gaúcha, a iniciar pelo traje do peão, ficando o traje das prendas destinado à uma outra oportunidade.

O Chapéu

Na década de 1950 o chapéu era uma peça extremamente importante na vestimenta. Como regra de etiqueta, respeito ou “modos”, sempre que se adentrava em um recinto era de “praxe” a retirada do chapéu.

Embora o uso do chapéu tenha diminuído ao longo dos anos, as regras permanecem.

Não é diferente no que se refere aos costumes gaúchos.
O uso do chapéu em bailes/fandangos não é admitido. Nos bailes/fandangos de “gala” (o mais lindo de todos) nem mesmo é permitida a entrada do vivente usando chapéu. Além disso, o uso do chapéu em baile de CTG é visto como falta de respeito ao patrão do CTG.

Por fim, segundo orientações do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG é proibido o uso de boinas ou bonés.

O Lenço

De início, cabe deixar claro que o lenço é usado em volta do pescoço do lado interno da camisa. Somente a gravata é usada por dentro da gola da camisa!

Outro fator importante é lembrar que somente se usa lenço quando se esta vestindo a camisa de manga comprida. Nunca com camisa social de manga curta ou de gola pólo.

O lenço pode ser usado com “nó” ou com “passador” (espécie de anel). No primeiro caso, deve-se procurar manter uma medida de 25cm a partir do nó. Já quanto usado o passador essa medida é de 30cm.

Quanto a cor, o MTG determina que seja vermelho, branco, amarelo, azul, verde ou carijó (espécie de xadrez), nas cores já mencionadas e ainda em marrom e cinza.

O lenço na cor preta é usado apenas em casos de “luto”.

Alguns Nós de Lenço : http://herancadopampa.blogspot.com.br/2010/07/lenco-gaucho.html#axzz1sXAWK0C8
 

A Camisa

A camisa não pode ser de um tecido transparente ou que fique transparente com o “suor”. Não é preciso explicar o motivo.

Deve ser de “gola” social, abotoada tanto no peito (até próximo do pescoço) quanto nas mangas. Além disso, pode ser lisa ou riscada, porém é importante que seja de cor “sóbria” (discreta).

As camisas de gola pólo ou de malha somente devem ser usadas em situações informais, de lazer ou na lida campeira. NUNCA COM LENÇO.

O Colete

Nunca usar com paletó. Não deve ter mangas e nem tampouco gola. Deve ter botões na parte da frente a uma fivela de regulagem nas costas. Usado preferencialmente abotoado. Deve ser usado em uma só cor e na altura da cintura.

Guaiaca ou Rastra

A Guaiaca é aquela que possui uma ou das fivelas frontais. Já a Rastra possui um “ornamento” geralmente em couro frontal e é afivelada na lateral do corpo.

A Bombacha

A bombacha deve ser em tecidos leves como sarja, oxford, microfibra em cor sóbria ou neutra como marrom, bege, cinza, azul marinho, verde escuro etc.

Pode ser usada lisa, listrada ou em xadrez discreto com o “cós” largo e sem alças, dois bolsos nas laterais e com punhos nos tornozelos.

Dependendo da tradição regional os favos podem ter botões, letras ou marcas.

Por último, a largura da bombacha deve coincidir com a largura da cintura. Ou seja, um peão que usa Bombacha n.º 40 usará uma bombacha com 40cm de largura nas pernas. A idéia é que a bombacha não fique justa, pois não deve se confundir com uma calça.

A bombacha deve ser usada por dentro das botas!

As botas

As botas devem ser na cor preta ou marrom independentemente do tom. Pode ser lisa ou de fole, sendo que no caso da lisa a altura do cano vai depender da região.

As Esporas

Não se usam esporas em bailes ou fandangos. Imagine o vivente dançando uma rancheira. Com certeza vai dar peleia!
_________________________________________________________

Por fim, cabe destacar que as chiripas, botas garrão de potro, lanças, adagas, boleadeiras e dentre outros devem ser usado apenas em apresentações artísticas épicas.
Ficamos por aqui... Sugestões, críticas, elogios ou mesmo alguma complementação serão bem vindos.
Um grande abraço campeiro e até a próxima!