terça-feira, 26 de outubro de 2010

Enart - Encontro de Artes e Tradiçoes Gauchas

O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – Enart, do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, durante muito tempo premiou grupos com indumentárias muito elaboradas e com adereços cada vez mais sofisticados e mais caros. Isso se deu, naturalmente, devido ao deslumbre de alguns avaliadores, que se esqueceram de observar o fundamento principal da Tradição Gaúcha Sul-rio-grandense: a simplicidade dos gaúchos interioranos, a qual deveria estar refletida nas nossas danças gaúchas tradicionais.

É claro que nos últimos anos só venceram as Invernadas dos grandes Centros de Tradições Gaúchas - CTGs. A simplicidade dos gaúchos campeiros foi, visivelmente, deixada de lado para premiar grupos com um maior poder aquisitivo e melhores condições para investir em cenários caros e excessivamente elaborados.

Essa força econômica se fez prevalecer sobre a sobriedade e a simplicidade daqueles que originaram os usos e os costumes da Tradição a ser cultuada e apresentada naquele Encontro Cultural Artístico-tradicionalista: os gaúchos simples do interior do Rio Grande do Sul.

Com isso, muitas Invernadas Artísticas se profissionalizaram, ainda que de forma extra-oficial. A força dos pilas na guaiaca trouxeram profissionais das artes coreográficas do mais alto gabarito, esmagando a simplicidade, própria da Tradição Gaúcha Sul-brasileira, das Invernadas dos pequenos CTGs. Esmagadas, impossibilitadas ficaram elas de concorrer, em igualdade de condições, com as poderosas Invernadas e os seus potenciais financeiros! Enquanto os dançarinos, coreógrafos e instrutores destas desfrutam desses privilégios econômicos, dedicando-se mais aos ensaios, as outras Entidades Tradicionalistas coadjuvantes precisam contar com a prata da casa - pessoas que muitas vezes enfrentam jornada dupla de trabalho; que saem do trabalho depois de um dia cansativo e adentram no CTG para ensaiar uma garotada também cansada.
Alguns desses Grupos de Danças Tradicionais Gaúchas ensaiam até às 24:00 hs, todos os dias, e ainda têm de garimpar verbas para comprar indumentárias e contratar músicos. Ensaiam com dedicação, já sabendo que jamais chegarão entre os primeiros no Enart, não pela falta de qualidade na execução das danças tradicionais, mas em virtude do efeito visual que enfeitiça aos “tradicionalistas” avaliadores; aquela pantomima toda, que só o dinheiro pode promover. Não é preciso dizer que a conseqüência de tudo isso é o esvaziamento das Invernadas Artísticas dos CTGs menores e mais simples, pois estes não se submetem a ver os seus jovens participando de Eventos Tradicionalistas sem a mínima chance de lutar pelas primeiras classificações, de igual pra igual com os “profissionalizados”.

E todo esse luxo empregado por uns vai redundar no afastamento dos mais simples. Em algumas Regiões Tradicionalistas já sobram vagas. E nas classificatórias todas as Invernadas já estão, de antemão, classificadas. Agora, para que não se termine o Enart, contando com poucos concorrentes, como no futebol, criou-se a Segunda Divisão, uma espécie de consolo!

Os dirigentes, ao invés de retomarem os caminhos originais do Tradicionalismo Gaúcho, resgatando a simplicidade peculiar do gaúcho, resolveram separar os pobres dos ricos, esquecendo-se da Tradição!

A continuar assim, em breve teremos a Terceira Divisão! Para os observadores mais atentos, esta divisão há muito já existia. Os medalhões - dançarinos e dançarinas das grandes Invernadas - não conversavam com os componentes das mais pobres, nem para uma prosa nem para tomar um chimarrão! E continuam não se misturando! Talvez porque, para eles, pobreza esteja equiparada a uma doença contagiosa!

Desfilam em grupos, narizinhos empinados, olhando com desdém para a plebe: peões e prendas gaúchos, legítimos representantes da simplicidade tradicional dos campeiros sul-rio-grandenses; Tradicionalistas Gaúchos fazendo Tradição, nesses Encontros Culturais Regionalistas Sul-rio-grandenses, os Enarts, promovidos pelo Tradicionalismo Gaúcho organizado do Estado do Rio Grande do Sul! (do colaborador e Mangrulho do ONTG no Sul do Brasil: Ademir Canabarro - um Missioneiro!)



(PagoLitoraneo - http://pagolitoraneo.blogspot.com/2008/11/os-caminhos-do-enart.html)
(You Tube - http://www.youtube.com/watch?v=C3Z9SaM4l8c)

Nenhum comentário:

Postar um comentário