terça-feira, 10 de maio de 2011

Diferença entre Modismo e Tradição

       
     Tradicionalismo significa manter os costumes dos antepassados e da historia do Rio Grande que teve seus bons e mals momentos. Cultura também é relacionada ao aprendizado incorporado através dos tempos por um povo. As culturas demoram décadas, séculos para se legitimarem, pois são obras humanas muito difíceis de serem construídas, mesmo assim existes pessoas que acham que tem o direito de altera-la ou aproveitar-se dela para auto-promoção. 

    O gaúcho, seja ele Gaucho de Raiz ou de Tradição é conhecido por manter viva as tradições, que são cultuadas em todos os cantos do Rio Grande do Sul e em qualquer lugar do mundo onde se possa encontrar um grupo de gaúchos tradicionalistas. 

     Isso comprova que a tradição construída no Rio Grande do Sul é forte. O convívio nos CTGs é a marca registrada da verdadeira cultura dos pampas. 

    Existe, no Rio Grande do Sul e em outras regiões, um movimento que alguns chamam de Tchê Music. Esta nova tendência está tentando incluir novos ritmos diferentes dos que são cultivados há gerações, alterando as danças e o jeito de se vestir nos bailes, descaracterizando até as pilchas. 

     Dentre os ritmos destacamos o Maxixe (Dança aonde o peão dança muito próximo a prenda entrelaçando as pernas. Muito semelhante ao Forró.) que em nenhum momento é e nem vai ser uma dança tradicionalista gaucha. Uma espécie de “Samba” adaptado a algumas danças tradicionalistas também conhecido como Maxixe “Sambadinho”.  Sem falar em outras atrocidades como passos sem fundamento nem ritmo e até passos executados rudemente maltratando nossas prendas, apenas para satisfazer o ego e poder dizer que dentre todos no baile ele´s foram os que mais chamaram atenção.  

    Ora, os grupos e os cantores mais tradicionais do rio grande do sul fazem shows pelo Brasil inteiro, sem abrir mão da tradição mais pura, levando por estes pagos a cultura gaúcha nas pilchas e nas músicas que cantam.

A cultura gaucha  é feita de confraternização como, por exemplo, as rodas de chimarrão; De grandes festas como as costeladas ao fogo de chão, os bailes campeiros, gineteadas, etc..  Então, por que utilizar dessa cultura e seus instrumentos para a sua autopromoção. 

     Até hoje os nomes que se destacam na cultura gaucha são de grandes artistas da musica, poetas, escritores, entre outros, e não de alguém que resolveu alterar as danças ou as culturas só por que acha melhor ou mais bonito no seu ponto de vista. 

Por isso, tradição e cultura não se modificam.!!!
     
     Não condenamos ninguém, afinal todo modo de expressão, seja na dança ou nos costumes, deve ser respeitado. Mas quem quiser criar um novo movimento que o faça independente da cultura predominante, não se aproveitando da força do movimento tradicionalista gaúcho para incutirem novas idéias.
    
     Felizmente, aqueles que honram as tradições repudiam essas tentativas de incluir novos ritmos e tantas outras invenções que, por certo, virão no seu rastro, que descaracterizam até a indumentária do gaúcho autêntico. Da mesma forma, que busquem um espaço próprio para divulgar este novo movimento, longe dos CTGs.
    
     Os verdadeiros CTGs vem de gerações, sendo o lugar onde se vive e se divulga a cultura dos que amam os costumes autênticos do Rio Grande. Vamos lutar para que as novas gerações continuem levando no peito o orgulho de ter nascido neste pago, cultivando a cultura e a tradição herdada dos seus antepassados, sem modismos e outros interesses colocados acima da manutenção desses valores.

Texto Original : Vilnei Costa 
Alteração e Complementação: William Beckert - Academia Herança do Pampa

Um comentário:

  1. acho que mesmo que alguns gauderios pilchados dancem o maxixe ninguem tem o direito de falar nada pois cada um é cada um e não é uma dança diferente que vai definir quem a pessoa é , pois alguns podem gostar de dançar maxixe ao invés de uma vaneira e outros de dançar vaneira ao invés de maxixe acho que primeiramente deve aver o respeito entre cada um .

    ResponderExcluir