segunda-feira, 28 de março de 2011

Grande Nome da Musica Gaucha Tradicionalista..!! - Luciano Maia




Luciano Maia, um dos mais respeitados acordeonistas do sul do país na atualidade, iniciou seus estudos musicais aos nove anos, na cidade de Pelotas. Aos treze, o artista autodidata já era visto como fenômeno entre os que o ouviam nos festivais nativistas. Em 1995, já em Porto Alegre, integrou o tradicional grupo Quero-Quero. Logo em seguida, com apenas quinze anos, participou da gravação do disco “Todo o Homem do Pampa”.

Em 1998 produziu seu primeiro CD solo pela gravadora ACIT – “Sonho Novo” – que teve como convidado Edson Dutra. Em 2001 gravou “Minha Querência”, que contou com a participação especial de Luiz Carlos Borges. Em 2005 foi convidado para participar do projeto “Gaitaço de Sucessos”, da Galpão Crioulo Discos, um projeto de regravações de músicas que são clássicos do cancioneiro gaúcho. Em 2007, Maia apresentou ao público seu quarto CD: “Cruzando a Pampa”, pela gravadora USA Discos. O trabalho foi indicado pelo jornal Zero Hora como um dos cinco melhores CDs regionais de 2007 e recebeu o Prêmio Açorianos de Música como melhor disco regional do ano. Hoje Maia celebra o lançamento de “Encomenda”, CD que mostra ao público,  uma faceta antes pouco explorada pelo instrumentista: a de cantor.

Luciano já dividiu o palco com grandes músicos, entre eles: Luiz Carlos Borges,  Gilberto Monteiro, Luiz Marenco, Oscar dos Reis, Lucio Yanel, Renato Borghetti, Os Fagundes,  César Oliveira e Rogério Melo e com os mestres Raul Barboza, Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Arismar do Espírito Santo.


O nome de Maia aparece em mais de 80 discos, entre CDs solo, parcerias, participações especiais, projetos culturais e gravações independentes. O artista também atua como produtor musical, compositor e arranjador, acumulando no currículo a produção de importantes trabalhos lançados na região sul do Brasil. Luciano já representou a música instrumental do Rio Grande do Sul em importantes projetos: Itaú Cultural "Rumos Musicais"; Sanfonia na Metrópole; III Mercado Cultural/ Strictly Mundial; O Brasil da Sanfona, Circular Brasil, Encontro Brasileiro do Acordeon, entre outros.

Um dos fundadores do premiado grupo Quartchêto, que apresenta música instrumental inspirada nas raízes gaúchas, Luciano  é também um dos compositores deste  grupo que vem se apresentando em importantes projetos no Brasil, tais como Natura Musical, Instrumental RS e Circular BR.

Reconhecido por sua atuação na música nativista gaúcha, Luciano Maia conquistou importantes prêmios do Rio Grande do Sul que incentivaram-no a cumprir a missão de unir sucesso com qualidade, entre os quais: Prêmio Açorianos 2003 - Revelação; Troféu Tesoura de Ouro Comparsa da Canção - Teclado; Prêmio Açorianos 2005 - Instrumentista Regional; Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2005 - Instrumentista; e Prêmio Açorianos 2007 e 2009- Instrumentista Regional.

O indiscutível talento do acordeonista ganhou definitivamente o respeito do público e da crítica




( Luciano Maia - http://www.lucianomaia.com/Luciano_Maia/Home.html ) 
(YouTube - http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário