MENU PAGINAS

segunda-feira, 30 de maio de 2011

LENDAS GAÚCHAS - JOÃO DE BARRO

Contam os índios que, há muito tempo, numa tribo do sul do Brasil, um jovem se apaixonou por uma moça de grande beleza. Melhor dizendo: apaixonaram-se. Jaebé, o moço, foi pedi-la em casamento. O pai dela perguntou:

- Que provas podes dar de sua força para pretender a mão da moça mais formosa da tribo?

- As provas do meu amor! - respondeu o jovem.

O velho gostou da resposta mas achou o jovem atrevido. Então disse:

- O último pretendente de minha fila falou que ficaria cinco dias em jejum e morreu no quarto dia.

 Eu digo que ficarei nove dias em jejum e não morrerei.

Toda a tribo se espantou com a coragem do jovem apaixonado. O velho ordenou que se desse início à prova.

Enrolaram o rapaz num pesado couro de anta e ficaram dia e noite vigiando para que ele não saísse nem fosse alimentado. A jovem apaixonada chorou e implorou à deusa Lua que o mantivesse vivo para seu amor. O tempo foi passando. Certa manhã, a filha pediu ao pai:

- Já se passaram cinco dias. Não o deixe morrer.
O velho respondeu:

- Ele é arrogante. Falou nas forças do amor. Vamos ver o que acontece.

E esperou até até a última hora do novo dia. Então ordenou:

- Vamos ver o que resta do arrogante Jaebé.

Quando abriram o couro da anta, Jaebé saltou ligeiro. Seu olhos brilharam, seu sorriso tinha uma luz mágica. Sua pele estava limpa e cheirava a perfume de amêndoa. Todos se espantaram. E ficaram mais espantados ainda quando o jovem, ao ver sua amada, se pôs a cantar como um pássaro enquanto seu corpo, aos poucos, se transformava num corpo de pássaro!

E exatamente naquele momento, os raios do luar tocaram a jovem apaixonada, que também se viu transformada em um pássaro. E, então, ela saiu voando atrás de Jaebé, que a chamava para a floresta onde desapareceu para sempre.

Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro joão-de-barro.

A prova do grande amor que uniu esses dois jovens está no cuidado com que constroem sua casa e protegem os filhotes. E os homens amam o joão-de-barro porque lembram da força de Jaebé, uma força que vinha do amor e foi maior que a morte.

( Fonte - http://www.lendas-gauchas.radar-rs.com.br/joao_de_barro.htm)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Humor Gaúcho - Neto fagundes facts


1-Deus disse: Fassa-se a luz! Chuck Norris falou: Pessa por favor. Cap. Nascimento exclamou: Tá com medinho 01 tá?... Neto concluiu: Vão cala a boca seus pia de merda.

2-Neto foi chamado pelo BOPE para dar uma chançe aos traficantes se entregar sem tiroteio, o trabalho dele era entrar na favela com um relho na mão e gritar: Se arranca seus chapado.

3-Neto não usa fio dental...usa arame farpado.

4-Neto não se barbeia com gilette...usa uma foice.

5-O mundialmente conhecido NORTON ANTI-VIRUS era para se chamar NETO ANTI-VIRUS, o problema é que ele acabava com o vírus e o computador tambem.

6-Um dia Neto se deparou com um urso pardo nas matas do Alegrete, o urso levou um susto tão grande que ficou branco de medo e correu até o Alaska. Assim se deu origem ao urso polar.

7-Neto não usa relogio...ele define que horas são.

8-Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?vierao juntos pois neto fagundes queria comer galinha assada com ovo frito.

9-Antes de esquecer o presente de Neto, Papai Noel existia.

10-Neto amarra o sapato com o cordão da calçada

11-Wilson nem falava com Tom Hanks. Para Neto, no entanto, a bola cozinhava, lavava roupa e ainda limpava a ilha.

12-Certa vez, Neto enfiou uma faca em seu próprio olho. A faca ficou cega.

13-Neto não poderia participar do Big Brother Brasil 7. Ele eliminaria todos os participantes ainda no hotel.

14-Neto consegue falar a palavra PAPIBAQUÍGRAFO por cem vezes consecutivas. Sem gaguejar.

15-A primeira viagem tripulada à Lua é conhecida internamente na Nasa como "Terra II, fugindo de Neto".

16-Neto consegue lamber seu próprio cotovelo. Com os braços amarrados.

17-Se existe alguém que pode ir de Bin Laden em uma festa a fantasia do Pentágono, esse alguém é Neto Fagundes.

18-As lágrimas de Neto curam o câncer, o problema e que Neto nunca chorou...

19-Neto contou até o infinito... três vezes, a última foi de trás pra frente.

20-Neto jogou roleta russa com um revólver totalmente carregado e ganhou.

21-Resolveram vender o suor de Neto enlatado, surgiu então o Red Bull.

22-No filme Jurassic Park o dinossauro corria atrás do Jipe. Ele não queria pegar as pessoas, ele estava correndo de Neto Fagundes.

23-Neto derrubou um caça alemão apontando o dedo e dizendo: BANG!

24-Neto Fagundes conseguiu invadir o sistema da CIA com um tamagoshi e uma calculadora do 1
,99.

(Fonte - http://leopellegrini.blogspot.com/2010/12/neto-fagundes-facts.html )

terça-feira, 10 de maio de 2011

Diferença entre Modismo e Tradição

       
     Tradicionalismo significa manter os costumes dos antepassados e da historia do Rio Grande que teve seus bons e mals momentos. Cultura também é relacionada ao aprendizado incorporado através dos tempos por um povo. As culturas demoram décadas, séculos para se legitimarem, pois são obras humanas muito difíceis de serem construídas, mesmo assim existes pessoas que acham que tem o direito de altera-la ou aproveitar-se dela para auto-promoção. 

    O gaúcho, seja ele Gaucho de Raiz ou de Tradição é conhecido por manter viva as tradições, que são cultuadas em todos os cantos do Rio Grande do Sul e em qualquer lugar do mundo onde se possa encontrar um grupo de gaúchos tradicionalistas. 

     Isso comprova que a tradição construída no Rio Grande do Sul é forte. O convívio nos CTGs é a marca registrada da verdadeira cultura dos pampas. 

    Existe, no Rio Grande do Sul e em outras regiões, um movimento que alguns chamam de Tchê Music. Esta nova tendência está tentando incluir novos ritmos diferentes dos que são cultivados há gerações, alterando as danças e o jeito de se vestir nos bailes, descaracterizando até as pilchas. 

     Dentre os ritmos destacamos o Maxixe (Dança aonde o peão dança muito próximo a prenda entrelaçando as pernas. Muito semelhante ao Forró.) que em nenhum momento é e nem vai ser uma dança tradicionalista gaucha. Uma espécie de “Samba” adaptado a algumas danças tradicionalistas também conhecido como Maxixe “Sambadinho”.  Sem falar em outras atrocidades como passos sem fundamento nem ritmo e até passos executados rudemente maltratando nossas prendas, apenas para satisfazer o ego e poder dizer que dentre todos no baile ele´s foram os que mais chamaram atenção.  

    Ora, os grupos e os cantores mais tradicionais do rio grande do sul fazem shows pelo Brasil inteiro, sem abrir mão da tradição mais pura, levando por estes pagos a cultura gaúcha nas pilchas e nas músicas que cantam.

A cultura gaucha  é feita de confraternização como, por exemplo, as rodas de chimarrão; De grandes festas como as costeladas ao fogo de chão, os bailes campeiros, gineteadas, etc..  Então, por que utilizar dessa cultura e seus instrumentos para a sua autopromoção. 

     Até hoje os nomes que se destacam na cultura gaucha são de grandes artistas da musica, poetas, escritores, entre outros, e não de alguém que resolveu alterar as danças ou as culturas só por que acha melhor ou mais bonito no seu ponto de vista. 

Por isso, tradição e cultura não se modificam.!!!
     
     Não condenamos ninguém, afinal todo modo de expressão, seja na dança ou nos costumes, deve ser respeitado. Mas quem quiser criar um novo movimento que o faça independente da cultura predominante, não se aproveitando da força do movimento tradicionalista gaúcho para incutirem novas idéias.
    
     Felizmente, aqueles que honram as tradições repudiam essas tentativas de incluir novos ritmos e tantas outras invenções que, por certo, virão no seu rastro, que descaracterizam até a indumentária do gaúcho autêntico. Da mesma forma, que busquem um espaço próprio para divulgar este novo movimento, longe dos CTGs.
    
     Os verdadeiros CTGs vem de gerações, sendo o lugar onde se vive e se divulga a cultura dos que amam os costumes autênticos do Rio Grande. Vamos lutar para que as novas gerações continuem levando no peito o orgulho de ter nascido neste pago, cultivando a cultura e a tradição herdada dos seus antepassados, sem modismos e outros interesses colocados acima da manutenção desses valores.

Texto Original : Vilnei Costa 
Alteração e Complementação: William Beckert - Academia Herança do Pampa

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os signos e o chimarrão

ÁRIES - Esse, acha que a cuia é dele! Tu tá recém pondo a chaleira no fogo, e ele já tá ali, perguntando se tá pronto. Esbaforido, sempre se queima, ou fica com a bomba entupida, pões que não tem paciência pra esperar que a erva assente. Dá-lhe um Trancaço, c diz que no Natal ele vai ganhar uma cuia só pra ele. Não te preocupa, que é loco manso.

TOURO - ele primeiro vê se a cuia é linda, no más, e depois, fica ali, acariciando a dita, com cara de libidinoso. Como em geral, é guloso pra caraco, te passa o mate, mas fica te olhando atravessado, e ruminando... como é do seu feitio. Não vale a pena discutir com o bagual, pois além de cabeçudo, quase sempre é o dono da cuia e da bomba...

GÊMEOS - o vivente já entra no rancho falando e contando causo, trovando e matraqueando que é um inferno. Tudo com a cuia na mão. Até que o povaréu começa a ficar nervoso. Conselho: antes que esfrie até a água da térmica, saiam de tininho e vão tomar mate em outro lugar. Ele nem vai notar.

CÂNCER - esse já pega a cuia com ar de desolado, pois que a cuia lhe lembra a mãe. De tão sentimental, às vezes, ate chora, lembrando do primeiro chimarrão (que a gauchada nunca esquece). Quando sente medo do escuro, dorme com a cuia embaixo do travesseiro. E tem pencas de cuias e bombas entupindo as as gavetas... de recordação, ele diz.

LEÃO - loco o convicto, não é que me inventou de mandar gravar um brasão de família na cuia e outro na bomba? Só toma chinmrrão, se tiver um povo em volta pra ficar lhe olhando, e aí, aproveita, e desata a trovar e a declamar, esperando que lhe aplaudam. Sempre é bom não contrariar.

VIRGEM - primeiro, ele lava as mãos e todos os apetrechos, depois, confere se a erva é ecológica, e por aí vai. Acha que, o certo mesmo, era cada um ter a sua própria cuia, bomba e mate. Mas, por via das dúvidas, carrega sempre um paninho que, discretamente, vai passando no bocal da bomba. Como é metido a botiqueiro, e conhece todo tipo de erva deste Rio Grande, enquanto mateia, vai dando receitas e curando, de lombriga a esquizofrenia.

LIBRA - flor de fresco, chega a pegar a bomba com o dedinho levantado. Mas compensa, pelo senso de justiça. Só toma o mate depois que todo mundo já se serviu. Pra ele, matear, também pode ser sinónimo de namorar; daí que, se prenda, só faz roda de mate com a indiada marmanja, e, se marmanjo, põe açúcar e mel na cuia, e vai, todo lampero, pro Brique, ver se atrai as mosca, quer dizer, as moça.

ESCORPIÃO - pega a cuia, e matreiro... sai de fininho para algum canto, remoendo traumas, encucações e toda a sorte de loucuras. Sem essa de que vingança é um prato que se come frio, pões que, na água quente do amargo, fica tramando seus planos de vingança (inclusive, e principalmente: Revolução Farroupilha, a revanche!). E, ai daquele que não lhe passar a cuia. Otro que tem fantasias sexuais com a cuia, com a bomba e com a térmica. Só não me pergunte quais.

SAGITÁRIO - em geral estrangeiro, pois sagitariano que é sagitariano, nunca está em seu país de origem; aqui, no Rio Grande, pode ser um carioca, paulista ou baiano que, sem entender nada de tradição, fica mexendo o mate, com a bomba como se o amargo fosse um milk-shake. Conheci um que queria misturar mate com fanta uva.

CAPRICÓRNIO - inventou o tele-chimarrào com pingo-boy e tudo, e o chimarrão de negócios, o qual pratica toda a sexta-feira na sua empresa, que, aliás, exporta cuia, bomba, erva e demais aparatos para a gringolândia. Diz que já tá fazendo até japuca largar o chá e pegar a cuia.

AQUÁRIO - rebelde até a última cuia, acha que esse negócio de chimarrão tá superado. Só não sabe pelo quê. Doido, mas metido a bonzinho, adora um povaréu; daí que, convida todo o vivente que estiver passando, pra sua roda de mate. Acha que se: o chimarrão fosse servido na ONU, o mundo seria otro.

PEIXES - inventou a leitura de cuia e "recebe" entidades durante a mateada. Se desconhece o tipo de ervas que usa... mas, diz que faz roda de chimarrão com os daqui e com os do além. Por isso, um conselho de amiga: se a roda de chimarrão for em outra estância, que volte de táxi.

(Fonte: Pagina do Gaucho  - http://www.paginadogaucho.com.br/chim/bruxa.htm)