segunda-feira, 28 de março de 2011

Grande Nome da Musica Gaucha Tradicionalista..!! - Luciano Maia




Luciano Maia, um dos mais respeitados acordeonistas do sul do país na atualidade, iniciou seus estudos musicais aos nove anos, na cidade de Pelotas. Aos treze, o artista autodidata já era visto como fenômeno entre os que o ouviam nos festivais nativistas. Em 1995, já em Porto Alegre, integrou o tradicional grupo Quero-Quero. Logo em seguida, com apenas quinze anos, participou da gravação do disco “Todo o Homem do Pampa”.

Em 1998 produziu seu primeiro CD solo pela gravadora ACIT – “Sonho Novo” – que teve como convidado Edson Dutra. Em 2001 gravou “Minha Querência”, que contou com a participação especial de Luiz Carlos Borges. Em 2005 foi convidado para participar do projeto “Gaitaço de Sucessos”, da Galpão Crioulo Discos, um projeto de regravações de músicas que são clássicos do cancioneiro gaúcho. Em 2007, Maia apresentou ao público seu quarto CD: “Cruzando a Pampa”, pela gravadora USA Discos. O trabalho foi indicado pelo jornal Zero Hora como um dos cinco melhores CDs regionais de 2007 e recebeu o Prêmio Açorianos de Música como melhor disco regional do ano. Hoje Maia celebra o lançamento de “Encomenda”, CD que mostra ao público,  uma faceta antes pouco explorada pelo instrumentista: a de cantor.

Luciano já dividiu o palco com grandes músicos, entre eles: Luiz Carlos Borges,  Gilberto Monteiro, Luiz Marenco, Oscar dos Reis, Lucio Yanel, Renato Borghetti, Os Fagundes,  César Oliveira e Rogério Melo e com os mestres Raul Barboza, Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Arismar do Espírito Santo.


O nome de Maia aparece em mais de 80 discos, entre CDs solo, parcerias, participações especiais, projetos culturais e gravações independentes. O artista também atua como produtor musical, compositor e arranjador, acumulando no currículo a produção de importantes trabalhos lançados na região sul do Brasil. Luciano já representou a música instrumental do Rio Grande do Sul em importantes projetos: Itaú Cultural "Rumos Musicais"; Sanfonia na Metrópole; III Mercado Cultural/ Strictly Mundial; O Brasil da Sanfona, Circular Brasil, Encontro Brasileiro do Acordeon, entre outros.

Um dos fundadores do premiado grupo Quartchêto, que apresenta música instrumental inspirada nas raízes gaúchas, Luciano  é também um dos compositores deste  grupo que vem se apresentando em importantes projetos no Brasil, tais como Natura Musical, Instrumental RS e Circular BR.

Reconhecido por sua atuação na música nativista gaúcha, Luciano Maia conquistou importantes prêmios do Rio Grande do Sul que incentivaram-no a cumprir a missão de unir sucesso com qualidade, entre os quais: Prêmio Açorianos 2003 - Revelação; Troféu Tesoura de Ouro Comparsa da Canção - Teclado; Prêmio Açorianos 2005 - Instrumentista Regional; Prêmio Vitor Mateus Teixeira 2005 - Instrumentista; e Prêmio Açorianos 2007 e 2009- Instrumentista Regional.

O indiscutível talento do acordeonista ganhou definitivamente o respeito do público e da crítica




( Luciano Maia - http://www.lucianomaia.com/Luciano_Maia/Home.html ) 
(YouTube - http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Tradicionalistas Famosos

Antonio Augusto Fagundes -  Advogado, compositor nascido em Alegrete. Autor de letras musicais e apresentador do programa "Galpão Crioulo".

 



João Cezimbra Jacques - Militar, ensaísta nascido em Santa Maria. É o patrono do tradicionalismo gaúcho. Pioneiro da afirmação gaúcha.

 






João Simões Lopes Neto - Jornalista, teatrólogo, contista, folclorista nascido em Pelotas. Deixou rica obra literária, como Contos Gauchescos, Casos do Romulado, Lendas do Sul.

 




João Carlos Paixão Cortes - Pesquisador, folclorista, cantor e ensaísta, nascido em Livramento. Ajudou a fundar o CT 35, publicou o "Manual de Danças Gaúchas", extensa produção literária.

 



Glauco Saraiva - Poeta regionalista nascido em São Jerônimo. Um dos pioneiros do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Autor da Carta de Princípios do MTG.

Luiz Carlos Barbosa Lessa - Advogado, jornalista, historiador e compositor, nascido em Piratini. Possui obra literária invejável. Foi secretário da cultura do Estado, compositor das músicas Negrinho do Pastoreio, Quero-quero, Balseiros do Rio Uruguai, Levanta Gaúcho. Possui vários trabalhos literários.



  


(SULMIX - http://www.sulmix.com.br/variedades_curiosidades/paginas/curiosidades002.html )

Folclore Gacho


     A palavra folclore – folk (povo) lore (saber,conhecimento) – foi criada pelo inglês Willian Thoms, em 22 de agosto de 1846, e este dia foi institucionalizado como o “Dia do Folclore” no mundo. No Brasil, o Dia do Folclore foi decretado em 1965, visando a “assegurar a mais ampla proteção às manifestações da criação popular não só estimulando sua investigação e estudo, como ainda defendendo a sobrevivência dos seus folguedos e artes, como elo valioso da continuidade tradicional brasileira.

     
Folclore é a ciência que estuda todas as manifestações espontâneas do povo, tanto do ponto de vista material quanto espiritual. Como o próprio nome sintetiza, é a ciência do povo, são as tradições, os costumes, as crenças populares, enfim, tudo que nasceu do povo e foi transmitido através das gerações.

     
Fato folclórico define-se como a parcela do conhecimento humano que se transmite no tempo e no espaço, de geração a geração, de camada cultural a camada cultural. Elemento dinâmico da cultura, modifica-se e transforma-se de região para região de acordo com o meio físico e social. São o modo de pensar, sentir e agir de um povo, preservados pela tradição popular e pela imitação. 
    
    “Nada melhor que as tradições para retemperar a saúde de nossa alma gaúcha”. A palavra tradição vem do latim “tradio” que significa entregar, transmitir, ensinar.

     
É o ato de transmitir os fatos culturais de natureza espiritual ou material, de geração em geração através dos tempos. É a memória cultural de um povo. A tradição gaúcha compreende o rico acervo cultural e moral do Rio Grande do Sul no campo literário, folclórico, musical, dos usos e costumes, do artesanato, dos esportes e das atividades rurais. Tradicionalismo é a arte de colocar em movimento as peças de uma tradição. O Tradicionalismo Gaúcho define-se como um estado de consciência que busca preservar as boas coisas do passado, sem conflitos, com o progresso, através de cultos e vivências.

     É basicamente, um movimento. Este movimento (tradicionalista), no Rio Grande do Sul, teve seu primeiro embrião na fundação do Partido Liberal Histórico, em 1860. É importante lembrar dois fatos que impulsionaram este movimento: - No ato de 1947, durante as comemorações da Semana da Pátria, foi incluído o translado dos restos mortais do Gal. David Canabarro – o segundo homem, em importância, da Revolução Farroupilha.

     
Por idéia da Liga de Defesa Nacional, e a partir da iniciativa do jovem estudante João Carlos Paixão Côrtes, foi feita a guarda de honra por gaúchos a cavalo; A criação do “35” Centro de Tradições Gaúchas por um grupo de jovens quase todos oriundos do interior do Estado, que aconteceu no dia 24 de abril de 1948, em Porto Alegre.

     
O MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho, entidade civil, sem fins lucrativos, com jurisdição em todo o território nacional, constitui-se em um movimento cívico, cultural e associativo. É o catalisador, disciplinador e orientados dos seus filiados (CTGs, Piquetes, Grupos de Arte Nativa e Folclore), centenas de entidades espalhadas por quase todos os recantos do país. Constitui-se na maior entidade associativa na América, tendo como objetivo a preservação do núcleo decorrente de sua Carta de Princípios e expressa nas decisões dos Congressos Tradicionalistas.

(Fonte: LIZANDRO ARAÚJO)

terça-feira, 15 de março de 2011

Califórnia da Canção Nativa


Histórico da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul

      A Califórnia da Canção foi criada em 1971 por um grupo ligado ao CTG Sinuelo do Pago, em Uruguaiana, que resolveu montar um festival de música regionalista. Daquela data em diante o Festival passou a ser realizado pelo CTG Sinuelo do Pago coordenado pela Invernada Cultural.

     A denominação Califórnia vem do grego e significa conjunto de coisas belas. No Rio Grande do Sul, chamaram-se "Califórnias" as incursões guerreiras, lideradas por Chico Pedro, em 1850, na região cisplatina, atual Uruguai com objetivo de resgatar os bens de brasileiros lá radicados que sofriam perseguições.

     Mais tarde, o termo foi apropriado para corridas de cavalos, da qual participassem mais de dois mil animais. Nesse sentido o vocábulo caiu em desuso. O termo acabou prevalecendo com a significação de "conjunto de coisas belas" e "competições entre vários concorrentes em busca de grandes prêmios".
     Foi esta última acepção que inspirou o surgimento da Califórnia da Canção Nativa. Movimento riograndense de revalorização das referências e das tradições locais.

     O movimento reacendeu o orgulho nativista riograndense. Os jovens adotaram elementos da tradição gaúcha como o uso das bombachas, das mateiras e passaram a formar rodas de mate nas praças. Por sua importância e pioneirismo, a Califórnia é considerada o embrião de vários outros festivais semelhantes que passaram a acontecer em todo o Rio Grande do Sul, nas décadas subsequentes.

     Os concorrentes do Festival Califórnia disputam a "Calhandra de Ouro", prêmio máximo, que tem como símbolo a Calhandra, ave dos pampas, de canto múltiplo, que emudece no cativeiro, só cantando na liberdade do seu habitat. Tendo seu primeiro disco gravado em São Paulo, o movimento impulsionou o mercado de trabalho no Estado, que, hoje, conta com diversas gravadoras e uma grande quantidade de estúdios de gravações.

     Durante as noites de festival são realizadas tertúlias, que consiste em reuniões informais dos participantes do festival em suas barracas, na chamada cidade de lona, que abriga os músicos e famílias que acampam no Parque Agrícola e Pastoril.

     A Califórnia e seus similares constituem o aspecto musical do movimento regionalista gaúcho, que ganhou força a partir da segunda metade do século XX, buscando articular o culto e a preservação das tradições do povo gaúcho com o progresso. O movimento tem carta de princípios, na qual se expressam valores como o bem coletivo, preservação da história e do patrimônio social, como o dialeto gaúcho, a vestimenta típica e a culinária além de ideais como a fraternidade, tolerância e a união dos povos americanos.

     A premiação considera as variadas expressões da musicalidade riograndense, passando pela melhor canção pampeira, melhor conjunto vocal, melhor instrumentista, melhor conjunto instrumental, melhor letra, melhor arranjo, melhor intérprete, melhor canção inédita, música mais popular, havendo também premiação para obras de linha livre e obras de linha de manifestação riograndense.

      Há também premiação para o que se considerar a grande campeã, sobre todas as outras, esta recebe o troféu “Calhandra de Ouro”, considerado pelos artistas o “Oscar” do nativismo.

     Depois de ter sua edição cancelada na data tradicional do mês de dezembro, a 37ª Califórnia da Canção Nativa está novamente programada para os dias 07, 08, 09 e 10 de abril de 2011. Desta feita a comissão organizadora promete uma realização marcante em 2011, ambientada no Parque Agrícola e Pastoril de Uruguaiana. 
     
      Além da tradicional competição de composições, o evento terá shows com artistas de renome nacional, feira de produtos diversos, seminário cultural, rodeio cultural tradicionalista e festa campeira. A realização é do CTG Sinuelo do Pago.
 
     ACalifórnia da Canção Nativa é considerada a "celula mater" do movimento nativista do Rio Grande do Sul que conta atualmente com cerca de 50 festivais sendo realizados a cada ano, a maioria deles inspirados no modelo inicial da Califórnia.


( Sinuelo do Pago - http://www.sinuelodopago.com.br/california.html)

segunda-feira, 7 de março de 2011

Curiosidades do Chimarrão

Chimarrão


     Mate amargo (sem açúcar) que se toma numa cuia de porungo por uma bomba de metal. Atribue-se ao chimarrão propriedades   desintoxicastes, particularmente      eficazes numa alimentação rica em carnes.


     A tradição do chimarrão é antiga. Soldados espanhóis aportaram em Cuba, foram ao México “capturar” os conhecimentos das civilizações Maia e Azteca, e em 1536 chegaram à foz do Rio Paraguay. No local, impressionados com a fertilidade da terra às margens do rio, fundaram a primeira cidade da América Latina, Assunción del Paraguay.

      Os desbravadores, nômades por natureza, com saudades de casa e longe de suas mulheres, estavam acostumados a grandes “borracheras” – porres memoráveis que muitas vezes duravam a noite toda. No dia seguinte, acordavam com uma ressaca proporcional. Os soldados observaram que tomando o estranho chá de ervas utilizado pelos índios Guarany o dia seguinte ficava bem melhor e a ressaca sumia por completo. 

     Assim, o chimarrão começou a ser transportado pelo Rio Grande na garupa dos soldados espanhóis. As margens do Rio Paraguay guardavam uma floresta de taquaras, que eram cortadas pelos soldados na forma de copo. A bomba de chimarrão que se conhece hoje também era feita com um pequeno cano dessas taquaras, com alguns furos na parte inferior e aberta em cima.
 
(Lucia Porto -  jornal Zero Hora )

Novos Nomes da Musica Tradicionalistas - Sonido del Alma Gaucha..!!

O grupo “Sonido del Alma Gaucha” foi formado no ano de 2003.

Desde então, tem o maior cuidado com o repertório: As músicas são escolhidas levando-se em consideração a letra – deve retratar a vida do homem Riograndense e Platino, atentando para o ritmo, que deve obedecer ao estilo característico das mesmas regiões.

Tem como eixo norteador do seu trabalho, apresentar os valores literário-musicais do Gaúcho, concomitantemente com as músicas do folclore Platino.


(Sonido del Alma Gaucha - http://www.sonidodelalmagaucha.com.br/)

quarta-feira, 2 de março de 2011

Grandes Nomes da Musica Gaucha Tradicionalista..!! - Walther Morais

Walther Morais, natural de Palmeira das Missões, ficou conhecido também como compositor, graças ao sucesso de suas músicas. Quando, integrante durante seis anos do grupo musical Os Serranos, teve várias composições gravadas, e interpretadas pelo artista, sucesso lembrados até hoje, como Criado em Galpão, Tordilho Negro, Roda que Roda, Lida de Costeiro, Aos Domingos, Bagual Corcoveador, entre outros.

     Em 1998, recebeu o Troféu Laçador, como melhor cantor gaúcho e a melhor música do ano com o título Criado em Galpão. 

     Em 1999, foi contemplado com prêmio de música mais popular, na Sapecada da Canção Gaúcha com a música Leão do Cajuru. Ainda em 1999, Com a música Campeiro do Rio Grande, classificada em terceiro lugar no Carijo da Canção Gaúcha de Palmeira das Missões.
   
  Em 2000 foi o vencedor da Vigília da Canção Gaúcha de Cachoeira do Sul, com a música El Cardal. Ainda em 2000, em Rosário do Sul ganhou a linha campeira, em 2001 ganhou o festival, Carijo da Canção Gaucha de Palmeira das Missões, com a música Minha Terra da Palmeira, sendo que a mesma hoje é cantada por todos palmeirenses é está oficializada hino popular de Palmeira das Missões RS.
    
Walther Morais, teve participação efetiva em todos os grandes festivais e feiras agropecuárias do sul do país. Cinco CDs. Solos gravados: Dois pela gravadora Atração Fonográfica, Com os respectivos títulos: O 1º Não é Gaúcho Quem Não Gostar de Cavalo, O 2º Campeiro do Rio Grande, tendo como sucessos; Não é Gaúcho Quem não Gostar de Cavalo, Domando a Cordeona, Bagual Corcoveador, Criado em Galpão, Fandangueiro, Rebeldia, Dia de Chuva, Doma Tradicional, e um clássico brasileiro, "Do Iapoque ao Cauí". O 3º CD agora pela gravadora ACIT, com o título: Pra não Falar em Cavalo, com os seguintes sucessos, Um Fandango no Meu Pago, Leão do Cajuru, A Volta do Tordilho Negro e outros.
   
  O 4º CD também com a gravadora ACIT, além da faixa título "Loco de Bom" traz outro sucessos como, Pra Ser Feliz no Sul, Uma Noite no Rio Grande, De Campo, Canta Brasil, Minha Terra da Palmeira, além de quatro regravações:Três clássicos gaúchos; Saudade dos Pagos, de Gildo de Freitas, Batendo Chicaca, de (Jorge Guedes e Adalberto Machado), Segredos do Meu Cambicho, de (Doroteo Fagundes e Atanásio Borges Pinto), e o clássico brasileiro "Romaria" de Renato Teixeira.
   
  O 5º CD, "De Gaúchos e Cavalos"; Lançamento pela gravadora ACIT, em março de 2004, músicas que vem se destacando neste novo trabalho: Bochincho, Lá das Bibocas, De Cima do Arreio, De Gaúchos e Cavalos
Romance de Lua e Estrada, Sovando Lombo de Potro e outras.
  
  O 6º CD, "Levando o Sul Nos Arreios"; Lançamento pela gravadora ACIT, em setembro de 2005, as mais pedidas: Levando o Sul nos Arreios que empresta o título ao CD e também está no FESTCHÊ III gravado ao vivo dia 02/03/2006 na Festa da Uva em Caxias do Sul, Campeiro no Más, No Estilo de Santiago, O Som do Sul, Costeio de Domador e outras; No mês de fevereiro de 2008, Walther Morais lançou seu primeiro DVD, "WALTHER MORAIS AO VIVO NA CRIUVA" através da gravadora ACIT e 1º CD ao vivo, com o título "WALTHER MORAIS AO VIVO NA CRIUVA".
   
  No mês de março de 2008, Walther recebeu uma homenagem de cidadão honorário do município de Lageado do Bugre, Pois Walther é natural deste município, na época distrito de Palmeira das Missões, sendo que tem versos que retratam isto em suas musicas, tal como: "arroio do bugre um pedaço de mim" Letra de Salvador Lamberty e musica de Walther Morais.
   
  Walther Morais preenche com competência e talento o espaço deixado por grandes valores do passado, com temas campeiros, com estilo próprio, cantando O rio Grande e levando a nossa cultura através da sua música por todo o Brasil, vale a pena conferir.