segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Danças Tradicionalistas RS - Boleadeiras

     Boleadeira é uma espécie de funda, uma arma muito utilizada pelo gaúcho criada em 18 de fevereiro de 1603, para caçar nas grandes pradarias do pampa riograndense, uruguaio e argentino. 

     Era lançada nos pés do animal enquanto ele corria, causando-lhe assim a queda e possibilitando ao caçador ir ao local dessa queda e matar o animal.

     A boleadeira é composta de bolas metálicas ou pedras arredondadas (bolas ou boleadoras em castelhano) amarradas entre si por cordas tendo em cada uma das extremidades uma das bolas, em comparação com o lariat ou riata do cowboy.

     Lançadas girando sobre si, elas vão ao encontro do alvo, geralmente as pernas de um animal quadrúpede, que leva um tombo na hora, ficando imobilizado. Usada normalmente na captura do gado na campanha, as boleadeiras também foram mais tarde utilizadas na guerra.

     A boleadeira é a herança que as tribos autóctones da região do Plata deixaram aos gaúchos. Entre todos os utensílios de caça e/ou armas utilizados pelos gaúchos, nenhum é mais característico e mais peculiar que a boleadeira.




(YouTube - http://www.youtube.com/watch?v=i_xIgOPD21s&feature=related )
(Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Boleadeira)

Um comentário:

  1. Como é possível afirmar uma data da criação da boleadeira se ela tem origem indígena?

    ResponderExcluir